Oferenda a Oxum: Há, na verdade, uma quantidade enorme, sem conta mesmo, de oferendas que se poderá fazer à Oxum. No entanto, darei apenas a seguinte. Na margem de um rio, coloca-se Um ramalhete de flores brancas (rosas brancas, sem espinhos , de preferência) recoberto por papel de seda amarelo. Derrama-se, em cima e à volta (depois de colocado na areia) o mel de uma garrafa. Isto feito, faz-se a entrega da oferenda e pede-se o que se quer. Tratando-se de pagamento de uma promessa, agradece-se à Oxum o que se tiver conseguido já por seu intermédio.
Oferenda à Iara: (ou Uiara dos índios) Num rio, sobre a areia, coloca-se três rosas brancas, sem espinhos e três lírios brancos, amarrados, separadamente, com fita branca, cercando-se tudo com mel, o qual deverá ser derramado em volta, formando um círculo. Isto feito, faz-se a entrega da oferenda, pedindo-se o que se quer. Tratando- se do pagamento de uma promessa, agradece-se à Iara o que se tiver conseguido já por seu intermédio.
Oferenda a Cosme e Damião: Num jardim, de preferência público, em canto geralmente frequentado por crianças, num canteiro, coloca-se balas e bombocados (será interessante que se ponha sete de cada), em uma bandeja forrada com papel de seda branco. Faz-se a entrega da oferenda, salvando- se os Ibeijis (Onibejada!) e pedindo-se o que se quer. Tratando-se do pagamento de uma promessa, agradece- se a Cosme e Damião o que se tiver conseguido já por intermédio dos mesmos.
Outra oferenda a Cosme e Damião: Em uma praça pública ou jardim, coloca-se o seguinte. Em um dos canteiros, deposita-se um pacote de balas, aberto, uns sete doces e uma garrafa de guaraná, também aberta, ao lado. Isto feito, faz-se a entrega da oferenda, pedindo-se o que se quer. Tratando-se de pagamento de uma promessa, agradece-se a Cosme e Damião o que se tiver conseguido já por seu intermédio.
Oferenda ao Exu Pedra Negra, para se conseguir dinheiro: Ao pé de uma pedra escura, referencialmente em lugar em que haja uma cachoeira, coloca-se.
Um pano preto (cerca de meio metro) e, em cima dele, um vermelho;
Em cima desses panos, coloca-se um prato branco, de louça, jamelões bem maduros;
De um e outro lado desses pratos com jamelões, coloca-se duas velas especiais (uma preta e a outra vermelha). Isto feito, faz-se a entrega da oferenda e, então, é que se acende as velas e se pede o que se quer isto é, dinheiro. Tratando-se do pagamento de uma promessa, agradece-se ao Exu Pedra Negra o que se tiver conseguido já por intermédio do mesmo.